Aos 86 anos, morreu na manhã desta segunda-feira, 15 de maio, em sua casa, José Zaragoza. Diretor de arte e artista plástico, foi o fundador, em 1968, da agência DPZ (hoje DPZ&T), juntamente com Roberto Duailibi, o “D”, e Francesc Petit, o “P” (falecido em 2013), que completavam a sigla da agência.
Espanhol, Zara, como era chamado, nasceu em Alicante em 14 de julho de 1930, mas cresceu em Barcelona. Veio ao Brasil em 1952.
Começou sua carreira por aqui como fotógrafo de imprensa, mas logo conseguiu um trabalho como diretor de arte na agência J.Walter Thompson. Ele chegou a passar um tempo em Nova York, onde fez estágio na NBC e, de volta ao Brasil, abriu em 1962 o estúdio de design Metro 3, com Ronald Persichetti e Francesc Petit. Além de sua importância como profissional, teve atuação em defesa do mercado, sendo um dos fundadores — e o primeiro presidente — do Clube de Criação de São Paulo.
Casado com Monique, Zara deixa os filhos Frederic, Diego, Inês e Kitu. A família não revelou a causa da morte. Mas informou que ontem, domingo (14), ele chegou a comemorar o Dia das Mães com Monique, filhos e netos, no restaurante Fasano, da capital.